As escolas da rede estadual de ensino da Bahia estarão abertas nos finais de semana a partir deste ano letivo, segundo anúncio do governador Jerônimo Rodrigues. A informação foi dada nesta segunda-feira (6) durante a aula inaugural da rede estadual de ensino, realizada após ato de entrega do novo Colégio Estadual de Tempo Integral de Amélia Rodrigues, no município de Amélia Rodrigues.
De acordo com o governador, a estratégia pensada com a abertura das escolas é combater a fome, possibilitando que os estudantes e suas famílias tenham acesso à alimentação e, também, a diversas atividades esportivas, científicas, culturais e artísticas, aos sábados e domingos.
“Nós vamos abrir as escolas nos finais de semana, aos sábados e domingos, para que a gente possa alimentar quem tem fome, em um momento em que 33 milhões de brasileiras e brasileiros acordam de manhã e não têm o que comer. Queremos o estudante na escola o dia inteiro e eu quero dizer que não vai faltar dinheiro. O Estado, e eu posso dizer em nome do presidente Lula, vai melhorar o repasse da alimentação escolar”, afirmou Jerônimo.
A princípio, a iniciativa não alcançará todos os colégios, mas deverá ser implementada até o mês de março.
A aula inaugural, conduzida pelos apresentadores Raoni Oliveira e Luana Assiz, foi transmitida pela TV Educa Bahia e está disponível no canal do YouTube da secretaria de Educação. A rede estadual de ensino conta com 1.116 unidades escolares e com mais de 660 mil estudantes matriculados até o momento.