A Escola Municipal Carmelitana do Menino Jesus, situada na Praça Comandante Eliziário Barbosa, no bairro do Uruguai, começa a abandonar a antiga estrutura em situação precária para dar lugar a um novo imóvel, mais seguro, bonito, ampliado e confortável para alunos, professores e colaboradores. A ordem de serviço para início imediato da reconstrução da unidade de ensino foi assinada no próprio local nesta terça-feira (12), pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado do titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira, demais gestores e autoridades.
Com investimento orçado em aproximadamente R$9,8 milhões, a intervenção vai ampliar a oferta de vagas na rede, permitindo que a escola atenda 730 alunos, em vez das 200 vagas oferecidas hoje. O prédio atual dará lugar a um empreendimento de 2.837,11 m² de área construída, permitindo a ampliação dos atuais cinco para 22 salas de aula.
“A antiga Escola Carmelitana do Menino Jesus possuía um padrão construtivo que não oferece mais a qualidade da educação que nós queremos oferecer em Salvador. Por exemplo, havia telhas em amianto que causavam sofrimento com infiltrações em período de chuva e calor nos dias de sol, além de problemas hidráulicos e elétricos. Aqui será construído um prédio com novas salas climatizadas e toda a infraestrutura para seguirmos avançando na cidade, no sentido de oferecer a melhor educação para as crianças”, declarou Bruno Reis.
Além disso, a estrutura terá quadra poliesportiva coberta, sanitários para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, sanitários PCD masculino e feminino (adulto e infantil), vestiários, acessibilidade completa, vestiário, cozinha, depósito de merenda, depósito de material didático, refeitório e mais uma série de ambientes para que a comunidade escolar seja bem atendida.
Provisório
Enquanto ocorrem as obras de reconstrução, as aulas são realizadas na Organização do Auxílio Fraterno (OAF), na Liberdade. Foi disponibilizado ônibus escolar para o transporte dos estudantes. De acordo com o titular da Smed, já está sendo providenciada uma nova estrutura no Uruguai, mais próxima de onde os alunos residem, para a realização das atividades.