Um grupo formado por entregadores e motoboys promoveu um protesto, na manhã desta segunda-feira (10), contra a insegurança enfrentada pela categoria em Salvador. A mobilização teve concentração em um hipermercado na Avenida ACM e seguiu em direção à sede da Secretaria de Segurança Pública, no CAB.
"A vagabundagem da capital baiana passou a tomar gosto pelos profissionais entregadores. Antes os alvos eram nossos veículos, agora estão também nos agredindo para tomar celulares, que é nossa ferramenta de trabalho para continuar trabalhando em uma plataforma de aplicativo", enfatizou Souza Lima, representante da Associação de Motoboys e Entregadores, em conversa com Portal Salvador FM.
O porta-voz dos manifestantes aproveitou a oportunidade para cobrar respeito aos profissionais do setor. Ele reclama da marginalização da categoria.
"Como profissional entregador, gostaria de pedir o apoio da sociedade para que não nos enxergue marginalmente. Pedimos um pouco de respeito, haja vista que, espero que lembrem, durante a pandemia foi essa classe que conseguiu fazer com que a roda da economia girasse e que muitas pessoas fossem salvas. Então, está na hora de separar o joio do trigo. Nós entregadores profissionais somos trabalhadores honestos e não compactuamos com aqueles que, por ventura, fazem atos errados", pontuou.
Águia
A Marcha da Segurança até a SSP foi acompanhada por policiais militares do Esquadrão Águia. Em entrevista ao Portal, o major Monteiro, comandante da unidade especializada, falou da atuação do grupamento para combater a criminalidade.
"O Esquadrão Águia está atuando firme em toda Salvador e Região Metropolitana, combatendo essa criminalidade e obtendo resultados muito positivos, mas, infelizmente, situações pontuais acontecem", declarou o militar, citando um caso recente em que um motociclista sofreu acidente durante uma tentativa de assalto. Uma jovem de 18 anos morreu na ocorrência após cair da moto, na Fazenda Grande do Retiro.
*Com informações do repórter Paulinho FP