Bahia

Entidades em defesa do meio ambiente apresentam manifesto contra o BRT

Em encontro na Ufba, ambientalistas, arquitetos, advogados, dentre outros representantes da sociedade civil, endossaram posicionamento contrário ao projeto defendido pela prefeitura.

NULL
NULL

Ambientalistas, arquitetos, advogados, dentre outros representantes da sociedade civil, se reuniram nesta quinta (10), no campus da Ufba, em Ondina, para discutir um manifesto no qual endossaram posicionamento contrário ao projeto de Bus Rapid Transit (BRT) defendido pela prefeitura de Salvador. 

O evento foi promovido pelo Fórum "A Cidade Também é Nossa", organização ligada a em temas ligados ao meio ambiente, mobilidade social, segurança, urbanismo e questões sanitárias. Ao menos 38 entidades atuam nessas frentes.

Uma das estratégias defendidas no encontro foi a adoção de medidas que possam barrar, o quanto antes, a derrubada de 579 árvores no trecho traçado para receber a primeira etapa do modal —um corredor que vai do Parque da Cidade à região do Iguatemi.

Além da supressão vegetal, as intervenções afetarão dois rios existentes naquela área: o Lucaia e o Camarajipe.
Segundo os organizadores, estão previstas novas vigílias e mobilizações na capital — movimento que deve ganhar força, uma vez que a população e entidades com interesse em comum estão aderindo à causa.

De acordo com o documento subscrito pelos envolvidos, outra forma de tentar impedir o avanço do BRT é ingressar com o maior número possível de ações judiciais, tanto no Ministério Público Estadual como no Ministério Público Federal (MPF). 

Caso o projeto municipal avance, especialistas apontam que haverá impacto econômico no turismo, com prejuízos para os segmentos hoteleiro e de bares e restaurantes.

BNews /// ACJR