As duas empresas que operam os ônibus de Feira de Santana, estão com os veículos parados, desde as 11h do último domingo (16). Após a licitação que deu direito às concessionárias Auto Ônibus São João Ltda e Ônibus Rosa Ltda de assumir o funcionamento dos 270 veículos zero quilômetro até dezembro, a justificativa das empresas Princesinha do Sertão e 18 de Setembro, que operam o sistema atualmente, é que os fornecedores de combustível cancelaram um contrato com as atuais concessionárias e exigem pagamentos à vista.
Apesar do contrato com as duas empresas que administram o transporte público estar em vigor até o dia 25 de agosto, esse acordo pode ser prorrogado por mais seis meses, até que as duas concessionárias assumam o sistema.
Para amenizar o problema da falta de transporte na cidade do Centro-Norte do estado, a prefeitura disponibilizou ônibus alimentadores, e carros particulares. Além disso, as vans alimentadoras do Sistema Integrado de Transporte (SIT) começaram a circular pelos bairros e centro de Feira de Santana cobrando passagens temporariamente.
De acordo com a prefeitura da cidade, o Governo Municipal vai adotar as medidas que estejam ao seu alcance no sentido de garantir o cumprimento das responsabilidades por parte das empresas que ainda se encontram a frente do transporte urbano, e ao mesmo tempo assegurar a mobilidade do cidadão usuário do serviço.
Foto: Reprodução/AratuOnline