O consumo de água no município de Feira de Santana aumentou em 30%, e a Embasa está com dificuldades de fazer a distribuição, principalmente nas áreas mais altas da cidade. Euvaldo Neto, gerente regional da Embasa em Feira de Santana, disse que está ocorrendo um período crítico, caracterizado pelo intenso verão. “Quando aumenta o consumo, é preciso pressões maiores na rede para que a água possa chegar a locais mais altos. Não estamos conseguindo chegar nessas pressões altas durante todo o dia. Essas pressões estão chegando durante a noite e isso está causando em alguns pontos da cidade de Feira de Santana esses desabastecimentos. Nossas equipes já estão em campo, verificando esses locais, para através de alguma medidas, a gente poder pressurizar esses pontos mais altos e a água chegar para abastecer essa população”, enfatizou.
Falta de água na zona rural de Feira de Santana
Sobre a falta de água no distrito de Maria Quitéria, o gerente regional da Embasa informou que, assim como outras cidades, a exemplo de Tanquinho e Santa Bárbara, haverá melhorias no abastecimento quando o complemento do Centro de Reservação Norte for implantado. O Centro de Reservação Norte é responsável pelo abastecimento da região norte da cidade e bairros como Campo Limpo, Asa Branca, Pampalona, entre outros.
“O Centro de Reservação Norte faz parte de um complexo de reservatórios que foi recentemente inaugurado e que atende toda a região norte. E esse centro favorece a segunda etapa da obra onde será contemplada toda a zona rural de Feira de Santana”, disse.
Segundo Euvaldo Neto, a Embasa vai licitar o complemento do centro de reservação em 2017 e, em março, provavelmente, iniciará a duplicação do trecho que liga Feira de Santana aos municípios de Tanquinho e Santa Bárbara. Ele pontuou a necessidade de ampliação do sistema integrado de abastecimento de água de Feira e região para melhorar o abastecimento.
“Nosso sistema integrado já precisa ser ampliado e com isso o governo do estado já conseguiu o recurso, já assinou o contrato com o Banco do Nordeste e essa obra começa em 2017. Estamos trabalhando com a capacidade máxima do sistema e essa obra possibilitará melhorias em Feira de Santana”, salientou.
Uso indevido de água
Um problema que também prejudica o abastecimento de água é o seu uso indevido. Segundo Euvaldo Neto, as ligações clandestinas e o furto de água acabam despressurizando o sistema e também comprometem a chegada da água em loalidades mais altas.
“Pedimos à população que use a água de forma correta e racional, e qualquer vazamento ou denúncia de que a rede da Embasa está sendo violada podem ser informados pelos telefones: 0800 0555 195 ou o WhatsApp (75) 9978-2302.
Reprodução: Acorda Cidade.