Bahia

Embasa conclui manutenção em rede de esgoto em Patamares

Serviço foi concluído na madrugada desta quarta-feira (10)

NULL
NULL

O problema com a rede coletora de esgoto que estava lançando dejetos no mar da praia de Pataramares, há cinco dias, foi resolvido na madrugada desta quarta-feira (10). Segundo a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a manutenção emergencial, iniciada na sexta-feira (5), concluiu o reparo de um equipamento da rede.

Por meio de nota, a Embasa salientou, entretanto, que os banhistas devem continuar evitando a praia da Terceira Ponte. "A rede de esgotamento está sendo colocada em operação. A recomendação é que os banhistas acompanhem os relatórios de monitoramento da balneabilidade das praias de Salvador divulgados pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), disponíveis no site www.inema.ba.gov.br.", completa a nota. O CORREIO procurou o Inema mas até a publicação desta reportagem não obteve retorno.

Investigação

Nesta terça-feira (9), o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) chegou a solicitar à Central de Perícias do próprio órgão um laudo para determinar as causas do lançamento de esgoto na praia de Patamares. De acordo com o promotor Sérgio Mendes, da 3ª Promotoria do Meio Ambiente de Salvador, responsável pelo pedido, mesmo que o Rio Jaguaribe seja historicamente poluído, é preciso identificar as razões para o que vem acontecendo nos últimos dias.

Na semana passada, a  Embasa informou que a rede coletora de esgoto da região parou de funcionar na sexta-feira (5). Segundo o órgão, uma semana antes disso, técnicos já teriam percebido a necessidade de fazer uma manutenção de emergência no sistema. 

Desde então, o esgoto sanitário dos bairros de Mussurunga, parte da Avenida Paralela, São Cristóvão, Jardim das Margaridas, Bairro da Paz e Alto do Coqueirinho tem sido despejado no rio – e, de lá, direto no mar.

Fonte: Correio24h // AO