Bahia

Embasa afirma retomada das obras de reforma do Sistema de Esgotamento Sanitário em Lauro de Freitas

Segundo a prefeita, Moema Gramacho, a paralisação durou quatro anos (2012) e só foi retomada no ano de 2017 e parou novamente em Janeiro de 2021, sendo retomada ainda esse mês

Rafael Magno/Divulgação
Rafael Magno/Divulgação

Durante a reunião pública da Embasa, realizada nesta quarta-feira (18), na faculdade Unime, a empresa afirmou que retomarão até a próxima segunda-feira as obras de esgotamento sanitário em Lauro de Freitas. A estatal também afirmou que a reforma pode trazer melhoras a outros município que tem ligação com a cidade de Lauro.

A obra de complementação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) no município é realizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. Além das intervenções que estão sendo executadas em Lauro de Freitas, com a instalação de redes coletoras e elevatórias, a obra ainda contempla a execução da linha de recalque que transporta o esgoto do município até a ECP (Emissário Submarino Jaguaribe), em Salvador. 

Segundo a prefeita, Moema Gramacho, a paralisação durou quatro anos (2012) e só foi retomada no ano de 2017 e parou novamente em Janeiro de 2021, sendo retomada ainda esse mês. “A nossa luta foi para que o emissário submarino fosse interligado com Lauro de Freitas. Nesse processo o duto que transportará os esgotos ficou pronto, além da estação elevatória, que fica próxima ao Restaurante Popular, e algumas ligações intradomiciliares. Hoje temos recursos captados e contratados para chegarmos a 80% de esgotamento sanitário. Para os 20% restantes já existem projetos de captação do Governo do Estado”, completou Gramacho.