Bahia

Em oito dias de maio, bairros de Salvador já se aproximam de média histórica de chuva

 Alguns deslizamentos de terra foram registrados na capital

Portal Salvador FM
Portal Salvador FM

Com apenas oito dias de maio, alguns bairros de Salvador já se aproximam da média histórica de 302mm de volume pluviométrico no período. Segundo a Defesa Civil (Codesal), a região que compreende Piatã, Itapuã e Pituaçu atingiu nos últimos dias 230mm.

De acordo com o órgão municipal, apesar do outono ser o período mais chuvoso na capital baiana, o mês de abril foi considerado atípico, com menos chuvas que o esperado. 

"Maio já está se mostrando um mês bastante chuvoso. Se a gente observar localidades como Piatã, Itapuã e Pituaçu, algumas dessas localidades já ultrapassaram a casa dos 230mm e nós nem chegamos ainda na primeira dezena no mês. Isso mostra que a média histórica de 302mm já está quase sendo alcançada em alguns bairros de Salvador, mesmo antes de completarmos os primeiros dez dias. A tendência é que tenhamos um maio chuvoso, com previsão de frente fria no início da próxima semana", apontou Sosthenes Macedo, diretor da Codesal, em conversa com o Portal Salvador FM.

Na madrugada desta segunda-feira (8), bairros como Pau da Lima, Mirantes de Periperi, Tancredo Neves e Sete de Abril apresentaram os maiores acumulados, com média de 30mm em um período de seis horas.  Alguns deslizamentos de terra foram registrados. Ocorrências podem ser informadas à Codesal por meio do número 199. 

*Com informações do repórter Paulinho FP