Bahia

Em busca de vagas para Festival da Virada, ambulantes protestam e dormem em frente à Semop

Durante o dia, outras 150 vagas foram abertas pelo órgão municipal, mas rapidamente foram preenchidas

Reprodução/TV Bahia
Reprodução/TV Bahia

Na tentativa de garantir um espaço para trabalhar na virada do ano, vendedores ambulantes que não conseguiram se cadastrar no Festival da Virada, organizado pela Prefeitura de Salvador, dormiram em frente à sede da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

O órgão é responsável pelo cadastro dos ambulantes e às 19h desta segunda-feira (19) comunicava que já não havia mais espaço para novos cadastros. Tinham sido ofertadas 150 vagas extras, que foram preenchidas rapidamente durante o dia.

A decisão de passar a noite no local ocorreu após a confusão que iniciou ainda pela manhã, quando foram anunciadas 600 vagas no site do Sistema de Cadastramento de Ambulantes. Muitos trabalhadores teriam tido problema para se cadastrar e a Guarda Civil precisou ir até à sede da Semop para conter os manifestantes.

Apesar dos relatos de que o site ficou fora do ar, a Semop justificou que isso ocorreu devido ao grande acesso simultâneo devido à procura pelas vagas.

A Prefeitura ofereceu 750 vagas para vendedores ambulantes trabalharem regularmente no espaço onde irá acontecer o Festival da Virada, com diversas atrações nacionais em cinco dias de festas. Todas foram preenchidas.