Até esta segunda-feira (9), 125 motoristas procuraram o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) para confeccionar a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no estado, segundo informações do órgão.
O serviço começou a ser ofertado na Bahia no dia 3 de junho. A CNH digital está disponível para condutores que possuem a CNH impressa no formato atual, com QR Code (código de barras bidimensional), e para o habilitado que tem certificado digital.
A taxa para confecção do documento é de R$ 67,10, com isenção para quem tiver o certificado digital. Conforme o Detran, um documento não exclui o outro. Com isso, a carteira impressa continua valendo e a CNH eletrônica não é obrigatória.
O motorista que possui a CNH antiga deve procurar o órgão e tirar uma segunda via ou fazer a renovação do documento, para adquirir a versão com QR Code e ter direito à carteira digital.
Para acessar a CNH-e, o motorista precisa se cadastrar no portal do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que enviará por e-mail um link de ativação do serviço e criação de uma senha.
Depois, é preciso baixar o aplicativo da CNH-e no celular, disponível nos sistemas iOs e Android, para ter acesso ao documento.
G1 // AO