Durante o terceiro dia de discussões do XVIII Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que acontece em Salvador, no hotel Othon, no bairro de Ondina, o 8º Fórum Mundial das Águas foi destaque. Na oportunidade, o presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), Paulo Salles apresentou a mais de mil pessoas as perspectivas para o Fórum, que será realizado de março de 2018, em Brasília.
O Fórum Mundial da Água é o maior evento sobre o bem natural do mundo, e tem ganhado cada vez mais importância pela qualidade dos debates e discussões que envolvem diversos países. O último fórum, feito na Coreia do Sul, atraiu mais de 20 mil participantes.
“O evento ganha importância pelas circunstâncias que estamos passando. Nós estamos convivendo com problemas climáticos sérios e em uma crise mundial hídrica. É claro que, nestas condições, as pessoas se interessam em entender os problemas e saber como podemos melhorar esta situação. Diante dessas discussões e tendo o apoio de várias instituições, principalmente no Brasil, conseguimos levar o debate em frente e fazer com que ele se torne realidade em termos de discussão”, apontou Paulo Salles, que levou aos participantes perspectivas e influências para as políticas públicas que mantenham os recursos hídricos como destaque no planejamento de desenvolvimento do país.
Brasília venceu a disputa de sediar o 8º Fórum com Copenhague, na Dinamarca, em eleição realizada em Gyeongju, na Coreia do Sul. Para o evento, foi escolhido o tema “Compartilhando Água”, o que foi determinante para escolha da capital brasileira.
Durante o dia, também foram discutidos e apresentados levantamentos aerofotogramétrico do desastre ambiental da Bacia do Rio Doce, em Minas Gerais.
O Encob, que este ano vem sendo sediado em Salvador, reúne representantes das áreas de gestão de recursos hídricos, sociedade civil e outras instituições de todo o Brasil. Realizado entre 3 e 8 de julho de 2016, o XVIII Encob deve ter a presença de cerca de 200 comitês de bacias hidrográficas em atuação no Brasil.
(Fonte: Inema)