“O papel da operadora é montar os pacotes, é ter atrativo na prateleira para vender, e a Bahia oferece conteúdo para que se monte um produto de qualidade na época do São João”. O elogio é do operador de turismo Erivaldo da Silva, um dos 200 profissionais da área que passou por uma capacitação durante a promoção do São João da Bahia em São Paulo, nesta quinta-feira (9), no Centro de Tradições Nordestinas. O evento foi realizado pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) e coordenado pelo secretário de Turismo, Maurício Bacelar.
Segundo Erivaldo, a Bahia hoje tem muitos hotéis de qualidade e é atendida por diversas companhias aéreas. “As cidades cresceram bastante nessa parte de infraestrutura para o turismo. Hoje podemos dizer que os hotéis do estado estão entre os melhores, muitos resorts, pousadas, estradas maravilhosas”. O operador afirma que “durante o São João, além das grandes atrações, em todo lugar tem uma fogueira na porta de casa, sempre tem alguém fazendo seu milho, fazendo sua canjica. Então tem clima para quem gosta de agitação e para quem quer mais tranquilidade. Tudo é festa”.
Outro operador, Ricardo Ricardini, confirma a impressão do colega. “O São João da Bahia tem um leque de opções muito grande para gente oferecer para o nosso cliente. Os hotéis são de qualidade, se o turista quer se deslocar de uma cidade para outra, a estrada proporciona uma viagem agradável, tem ônibus, voos regionais, praias, cachoeiras, ecoturismo e grandes festas”. Ricardini destaca o trabalho do Governo do Estado, através da Setur-BA. “O Governo da Bahia está qualificando o São João, porque tem muitas cidades que nós não conhecemos. É em eventos como esse que nós descobrimos as oportunidades”.
Infraestrutura
A impressão dos operadores de turismo e agentes de viagens é o resultado de um trabalho contínuo do Estado, que investe na aviação regional, com a recuperação e o credenciamento de aeroportos no interior, e na requalificação de estradas. Somente no ano passado foram mais de cinco mil quilômetros de rodovias recuperadas, facilitando o trânsito entre a capital e o interior. Também foram feitos investimentos em aeroportos e aeródromos do estado, com aporte de R$ 200 milhões, em obras e equipamentos. “É na Bahia que o São João tem a sua maior expressão. A festa está distribuída nos 417 municípios, com características específicas. É a população que faz a festa do São João na Bahia e tudo isso é enriquecido com a nossa música e a gastronomia única dessa época junina”, conclui o secretário Maurício Bacelar.