Imagens que mostram homens arremessando drogas para o pátio da Unidade Especial Disciplinar (UED), onde ficam presos considerados muito perigosos, no Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador, foram divulgadas por servidores penitenciários. Os agentes denunciam que a situação é bem frequente no presídio. A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) confirmou o caso.
De acordo com o sindicato da categoria, o vídeo foi gravado há quase um mês, mas só está sendo divulgado nesta quarta-feira (23) porque eles tiveram acesso na semana passada.
As imagens mostram que a situação foi registrada no dia 27 de outubro, às 22h30. No vídeo, três homens estão do outro lado da pista, próximo a um matagal, ao lado do presídio.
Um deles está armado para fazer a segurança dos comparsas. Outro homem, com passos bem lentos, se aproxima da cerca e, rapidamente, lança dois pacotes, com drogas, para dentro do presidio. A ação dura menos de vinte segundos. Em seguida, os três homens saem correndo de novo para o matagal e não voltam mais.
No vídeo, o operador da câmera, que faz parte do circuito de segurança da penitenciária, ainda vasculha a área por alguns minutos, mas nada mais é registrado. A Seap informou que depois dessas imagens realizou a capinagem ao redor da unidade. O policiamento também foi reforçado para evitar a tentativa de novas ações.
Reprodução/G1