Doze ruas e avenidas de Salvador vão participar da Operação Tapa-Buraco até outubro deste ano. Outras dezenas de vias também serão atendidas, mas não tiveram os nomes divulgados. O serviço começou a ser realizado no sábado (23) e vai durar 90 dias. O investimento total é de R$ 280 mil, com recursos da prefeitura.
Estão previstas obras nas ruas Carlos Gomes (Centro), Adhemar de Barros (Ondina), J.J. Seabra (Sete Portas), José Sátiro de Oliveira (Morro Ipiranga), Palestina (Uruguai), Luiz Maria e Fernandes Vieira (ambas na Calçada). As avenidas Vasco da Gama, Tancredo Neves, São Cristóvão, Carybé e Sete de Setembro também serão contempladas.
O serviço será realizado pelas equipes da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), com apoio da Transalvador. O serviço acontecerá das 22h às 5h de cada dia. Segundo o titular da pasta, secretário Marcílio Bastos, o horário foi escolhido para evitar congestionamentos no trânsito.
"A operação acontecerá nas principais vias, fora do horário de pico e de expediente, para diminuir o risco de acidentes e para não atrapalhar a mobilidade da cidade. Além disso, nesse horário vamos fazer o serviço com mais tranquilidade e qualidade", afirmou.
A lista completa das vias que serão contempladas não foi divulgada. Ainda segundo o secretário, a Operação Tapa-Buraco vai dá continuidade ao trabalho que estava sendo realizado pela Operação Chuva, concluída no último dia 15 de julho.
Mau tempo
A chuva que está caindo sobre Salvador nos últimos dias não deve atrapalhar o trabalho dos servidores, segundo informou Marcílio Bastos. "Quando o tempo está firme, usamos o asfalto quente, e quando está chovendo, o material frio. A garantia é de mais de um ano. Além disso, se for necessário, podemos fazer cortes no asfalto na área prejudicada e refazer a pavimentação", afirmou.
É importante que o material suporte o mau tempo já que, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva deve persistir em Salvador até sábado (30). Todo o asfalto que será usado na operação foi produzido na usina da prefeitura, em Campinas de Pirajá.
A última Operação Tapa-Buraco da prefeitura foi realizada em 2015, mas, segundo o secretário, a ação acontece durante todo o ano. "As operações são chamas assim porque são realizadas durante a madrugada, mas a prefeitura tapa buraco durante os 365 dias em Salvador", garantiu.
Reprodução/Correio24h