Bahia

Doron é o bairro que mais acumula chuvas nesta segunda-feira (15)

A Codesal afirma que a tendência é que a frente fria permaneça nesta terça-feira (16)

MArcelo Camargo/ Agência Brasil
MArcelo Camargo/ Agência Brasil

Um balanço realizado pelo Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador, revelou índices com o acumulado de chuva das últimas seis horas na capital baiana. O bairro de Doron foi o mais atingido pelas fortes chuvas desta segunda-feira (15), alcançando um acumulado de 7.8mm.

Além de Doron, São Tomé de Paripe também registrou um elevado número no acumulado de chuvas, chegando a 6.2mm. O bairro com menor índice de chuvas nas últimas seis horas foi o Stiep, com 2.6mm.

A temperatura na capital baiana neste domingo ficou predominantemente mais baixa na região de Ondina, em uma média do dia. A região da Base Naval de Aratu apresentou temperaturas mais elevadas.

A velocidade do vento na região da Cidade Baixa chegou a atingir picos de 6.5km/h, número mais alto entre as regiões listadas pela Codesal. Já a região de Ondina, apresentou taxas de 16.9km/h de rajadas de vento no início do dia, maior número registrado.

A Defesa Civil de Salvador divulgou ainda os números dos acumulados de chuva das últimas 24 horas na cidade. Os números apresentam um acumulado de taxas desde às 17 horas do domingo (14) às 17 horas desta segunda (15).

Segundo a Codesal, o órgão recebeu  23 solicitações até às 17h desta segunda. Ao todo, foram três ameaças de desabamento, quatro ameaças de desabamento de muro, quatro ameaças de deslizamento, duas árvores ameaçando cair, um desabamento de imóvel, um desabamento de muro, um desabamento parcial, seis deslizamentos de terra e uma infiltração.

Os maiores acumulados de chuvas em 24h (dados atualizados às 17h) foram registrados em Pituaçu (45,4mm), Caminho das Árvores (41,8mm),Itapuã (38,4mm) e Stiep (38,4mm).

A tendência é que a frente fria permaneça nesta terça-feira (16) com previsão de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas a moderadas, principalmente de madrugada e pela manhã.

A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.