O governador da Bahia, Rui Costa afirmou, durante a sua passagem pela Lapinha, o desejo de tornar o 2 de Julho um evento reconhecido nacionalmente. A festa da independência da Bahia é o primeiro teste de popularidade de Rui Costa, desde a sua eleição já que por conta de uma virose ele não esteve presente na Lavagem do Bomfim, sendo representado pelo vice-governador, João Leão. "É a data que simboliza a raça, a determinação, a coragem, o desejo de liberdade do povo baiano, e aqui se materializou a Independência do Brasil, não só da Bahia. Espero que não muito longe haja um reconhecimento nacional dessa data", disse Rui Costa
Rui, nascido no bairro da Liberdade, reencontra muitos amigos no desfile do 2 de Julho. "É uma emoção especial encontrar senhoras e senhores que me viram crescer aqui na Liberdade. Dá pra perceber a emoção deles, muitos com lágrimas nos olhos, outros cresceram comigo"
Sobre sucessão municipal, o governador da Bahia recusou-se a falar sobre o tema durante o desfile do Dois de Julho. "Dois mil e dezesseis ainda está muito longe"