A divulgação da tradicional Lavagem da Purificacão não agradou os moradores de Santo Amaro, município que fica localizado cerca de 80 quilometros de Salvador.
O desconforto se deu por conta da peça publicitária postada nas redes sociais da prefeitura da cidade, nesta terça-feira (12). De acordo com relatos de moradores, que não quiseram se identificar, as pessoas que ilustram o anúncio não representam a cultura e não tem a "cara" do povo baiano.
Logo após a públicação muitas pessoas comentaram e questionaram a postagem. Na imagem, pessoas brancas, com perfil europeu, aparecem se divertindo, porém, grande parte da população baiana é composta por pessoas negras.
Em pesquisa na internet, a mesma imagem usada na postagem da prefeitura de Santo Amaro é encontrada em sites para divulgar a vida noturna da capital da Hungria, Budapeste.
A redação do LD Notícias procurou a assessoria da prefeitura de Santo Amaro para esclarecimento, mas não houve resposta até a publicação desta reportagem. A Lavagem da Purificação de Santo Amaro acontece desde o século XVIIIe faz homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Purificação.
Repercussão
Após a repercussão, o perfil da prefeitura de Santo Amaro na Rede Social Facebook republicou uma imagem do dia 8 de dezembro, que retrata uma família negra. “Observem as datas de publicação das imagens. Sempre respeitamos a identidade de nosso povo negro”, pontuou a gestão municipal. Na página do Facebook também foram repostadas outras imagens, como uma referente ao Dia da Baiana de Acarajé e duas em que citam o Dia da Consciência Negra.
Foto: Reprodução/Facebook