Bahia

Dia do Solteiro: Saiba o que os soteropolitanos pensam sobre viver a solteirice

De acordo com último censo do IBGE, há 81 milhões de solteiros no Brasil; porém, “estar na pista” não é sinônimo de tristeza ou solidão

Reprodução/Instagram/@fabioguimaraess
Reprodução/Instagram/@fabioguimaraess

Apesar de ser pouco comentado, no Brasil, o Dia dos Solteiros é comemorado no dia 15 de agosto. Em Salvador, cidade conhecida pela cultura e vida social ativa, o ponto de vista de alguns soteropolitanos sobre como eles encaram a vida solo e o que essa data significa para eles chamam atenção. 

De acordo com o último Censo sobre status civil do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, o número de pessoas solteiras no país era de 81 milhões. O levantamento não inclui viúvos, divorciados nem pessoas em outros tipos de união conjugal. O mesmo Censo aponta que o número de pessoas solteiras é maior que a quantidade de pessoas casadas. Segundo o IBGE, em 2021, eram 63 milhões de casados no Brasil.

Solteiro há cinco anos, o influenciador digital e jornalista Fábio Guimarães contou ao Portal Salvador FM que prefere namorar, porém, seu estado civil representa liberdade. "Estar solteiro pra mim significa curtir sem preocupação, saber amar a própria companhia, fazer o que desejar sem que precise ter a aprovação do outro", opinou.

Quem compartilha do mesmo sentimento é a comunicadora Lucielle Trindade. "Acredito no autoconhecimento, porque quando se namora viramos basicamente uma pessoa só com quem estamos. Basicamente, o individual acaba e tudo é feito junto. Estar solteira é maravilhoso", afirmou.

O repórter Anderson Lima também destacou a solterice como um autocuidado, uma vez que algumas pessoas buscam soluções em relacionamentos: "A solteirice representa para mim a paz com o meu emocional, de não cair em relações volúveis, onde muitos buscam soluções, porém acabam encontrando mais problemas por não respeitarem corretamente o processo".

Estar só

A psicóloga comportamental Rainy Paz também defendeu que ficar fora de um relacionamento, ao contrário do que muitos podem pensar, não significa tristeza e solidão. "Está muito vinculado a qual é o seu conceito de tristeza e solidão, porque tem pessoas que se sentem sozinhas quando estão acompanhadas e tem pessoas que só se sentem não sozinhas quando estão acompanhadas. E isso não quer dizer necessariamente sobre o relacionamento, mas como você lida com o estar só", observou.

"Se para um relacionamento precisar funcionar, eu preciso estar 24 horas com a pessoa, isso quer dizer que a gente tá falando de uma dependência, eu preciso dessa relação, eu preciso dessa manutenção, tá vendo como é uma necessidade minha? E aí, ter um afastamento, claro, causa saudade, mas me causa tristeza, me causa solidão, então eu tenho que reavaliar questões minhas, pessoais minhas. Então sim, pode sim não significar tristeza e solidão, dependendo do contexto daquilo que você entende por solidão", pontuou Rainy.