O Dia do Folclore é comemorado nesta segunda-feira, 22 de agosto. A data celebra a cultura e história e é uma forma de cultivar o conhecimento das origens brasileiras, construindo base para a identidade, amplitude das bagagens culturais e respeito com outros povos e religiões.
Apesar das comemorações terem sido deixadas para trás com o passar dos anos, algumas escolas de Salvador ainda comemoram a data, mantendo viva a tradição, como é o caso da Escola Aliança, localizada em Brotas.
“O Folclore aqui no Brasil é muito importante por falar de uma diversidade cultural. A gente está trazendo aqui este ano, até para o tema da gincana, apresentações dos alunos para que eles entendam o que é que faz parte da nossa cultura, que são lendas, mitos, parlendas, maculelê”, disse Érika Rodrigues, coordenadora do fundamental 1 e 2 da instituição para a rádio Salvador FM.
A escola conta com 200 alunos e terá uma vasta programação ao longo do dia, além de contar também com a presença de uma baiana de acarajé, símbolo fundamental da comemoração. “A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está trazendo um repertório cultural que faz parte de uma das dez competências. Todas as escolas devem mostrar para os alunos qual é a importância do folclore brasileiro”, ressaltou.
O Folclore tem entre figuras importantes o Saci Pererê, Mula Sem Cabeça, Cuca, Curupira, Lobisomem, Boto Cor de Rosa, Negrinho do Pastoreio, Boitatá e Iara.
*Com informações do repórter Paulinho FP