Bahia

Detran descobre fraudes no exame de habilitação por biometria

De acordo com o órgão, um deles se passava pelo verdadeiro candidato, porém a tentativa foi descoberta durante a biometria

Divulgação/Detran-BA
Divulgação/Detran-BA

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) deflagrou dois homens suspeitos de tentaram fraudar o exame para a categoria A (moto), no pátio da sede em Salvador. Os homens foram encaminhados à Central de Flagrantes, autuados por falsidade ideológica e utilização de falsa identidade.

De acordo com o órgão, um deles se passava pelo verdadeiro candidato, porém a tentativa foi descoberta durante a biometria. O coordenador da Banca Examinadora do Detran-BA, capitão Ricardo Anunciação, diz ser um risco que não vale a pena correr.

“É mais fácil aprender a dirigir e aplicar as regras do Código de Trânsito Brasileiro, ao invés de estudar maneiras ilícitas para conseguir a habilitação, se arriscando para burlar o acompanhamento rigoroso dos examinadores. Responder a processo e macular o seu nome não tem preço. Todas as etapas são monitoradas e certamente a artimanha não vai passar”, disse Anunciação.

O órgão afirmou que o crime foi descoberto quando o candidato foi realizar o ritual de identificação estabelecido pelo Detran para evitar fraudes durante a realização dos exames práticos com biometria e assinatura de documentos.

Não há informações se a dupla envolvida segue em custódia da Polícia Civil ou já foram soltos.