A Agência de Desenvolvimento Desenbahia acaba de tomar mais 20 taxis por falta de pagamento dos financiamentos. A denúncia foi feita pelo presidente da Coastaxi, Gilberto Silva, acrescentando que mais 20 taxistas acabam de perder o sustento de suas famílias, segundo ele, graças a chegada do Uber.
No Ligação Direta da Nova Salvador FM desta segunda-feira,29, o assunto taxistas versos Uber dominou o programa. O presidente da Coastaxi defendeu a regulamentação do Uber porque o aplicativo não paga nenhum imposto e toda sua lucratividade vai para a sede da empesa nos Estados Unidos.
A revolta dos taxistas é muito grande pelo fato da Prefeitura não ter legalizado o aplicativo para pagar os devidos impostos como eles pagam e aí a tarifa do Uber ficar equiparada aos taxis.
Ainda de acordo com Gilberto Silva, Salvador tem 7.200 taxis e em contrapartida operam clandestinamente 18 mil veículos com o Uber. Um taxista bastante indignado entrou no ar no programa e disse que “vamos parar Salvador porque já não aguentamos mais”, concluiu .
Um outro ponto que entrou em discussão foi a utilização de aplicativos pelos taxistas a exemplo do que faz o Uber e que encontra resistência dos taxistas mais idosos que rejeitam a tecnologia.
Já o ouvinte Anderson participou do debate para denunciar motoristas que trabalham Uber. Ele disse que em eventos esses motoristas rejeitam fazer corridas pelo aplicativo cobrando por fora.
Finalizando o debate, o presidente da Coastaxi, Gilberto Silva, disse que os taxistas levam o sustento para suas famílias ganho com o suor do rosto, e que hoje não estão podendo fazer mais isso.
Por Alberval Figueiredo
Jornalista