O deputado Heber Santana (PSC) denunciou a falta de equipamentos e de preparo dos marinheiros do sistema ferry boat, e alertou para o risco de tragédia em alto mar. Ele revelou que na noite da última sexta-feira (28), quando retornava de Valença, a bordo da embarcação Anna Nery, testemunhou um episódio, no mínimo desesperador, que revelou o despreparo da equipe do ferry para resgatar um homem encontrado boiando próximo ao terminal de Bom Despacho, pouco depois das 22 horas. "Não havia lanternas nem refletores, e só depois de 20 angustiantes minutos um dos tripulantes jogou uma bóia e verificou que o homem estava vivo. Mas foi um passageiro que se atirou no mar para iniciar o resgate", contou o deputado.
Heber detalhou ainda que não havia, lancha nem barco de apoio e só depois de muito tempo um pescador pode se aproximar com seu barco e trazer o homem para perto do ferry. "Aí testemunhamos outro drama ao tentarem içá-lo para o ferry", aponta Heber, complementando que o ferry retornou a Bom Despacho e com dificuldade os funcionários da embarcação conseguiram colocá-lo numa plataforma para que fosse atendido por uma equipe do Samu. Toda essa operação durou uma hora e meia.
Heber Santana até entende que o homem não caiu do ferry Anna Nery, mas ainda assim destaca a falta de preparo para situações como essa, já que se trata de um equipamento que transporta milhares de pessoas, principalmente em feriados prolongados. "Se um passageiro cair de uma embarcação do sistema ferry boat corre risco de morte diante da falta de preparo para gerenciar situações como a que assistimos", afirmou.
Fonte: Assessoria de Imprensa