Bahia

Deputado comemora número de transplantes na Bahia

Parlamentar destacou que a 'família brasileira é tipicamente solidária'

NULL
NULL

Parlamentar destacou que a ?família brasileira é tipicamente solidária?O aumento do número de transplantes realizados na Bahia foi comemorado na Assembleia Legislativa pelo deputado Alan Castro (PSL). “No dia 20 de setembro passado, a mídia divulgou uma notícia importante: os transplantes realizados na Bahia cresceram 40% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo conhecimento do ano passado”, afirmou o parlamentar em moção em congratulações apresentada na Casa. 
De acordo com os números apresentados pelo deputado no documento, entre janeiro e julho de 2016, foram realizados na Bahia 317 contra 225 procedimentos no mesmo período do ano passado. “Mesmo com avanço, entretanto, a taxa de recusa familiar na Bahia está em 63%, enquanto a média brasileira é de 56%”, ressaltou. O Brasil bateu recorde de doador por milhão de habitantes no primeiro semestre, com 1.438 doadores, 7,4% a mais que no mesmo período do ano passado. 
Para o Ministério da Saúde, apontou Alan Castro, um dos principais desafios é aumentar a informação e diminuir a taxa de recusas familiares à doação de órgãos. “A família brasileira é tipicamente solidária e precisa ser bem informada nos momentos dolorosos, como a perda de um ente querido, que a doação pode salvar a vida de uma outra pessoa”, concluiu ele. 

Fonte: ALBA