Bahia

Deputado cobra apuração rigorosa após assassinato de índia pataxó na Bahia

O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) se manifestou após indígenas da tribo Pataxó Hã-hã-hãe serem baleados durante

Reprodução/Mídia Indígena
Reprodução/Mídia Indígena

O deputado estadual Hilton Coelho (PSol) se manifestou após indígenas da tribo Pataxó Hã-hã-hãe serem baleados durante uma investida promovida por fazendeiros e policiais militares em Potiraguá, no sudoeste da Bahia, neste domingo (21). 

A ação resultou na morte da índia Nega Pataxó e deixou o irmão, o Cacique Nailton, baleado na barriga. Os relatos também narram agressões. 

"Toda solidariedade ao povo Pataxó Hã-hã-hãe! O governador indígena Jerônimo Rodrigues precisa assumir o compromisso de uma apuração rigorosa e a responsabilização de todos envolvidos nesse crime brutal. Basta de genocídio indígena!", cobrou o parlamentar nas redes sociais.

A ação dos fazendeiros denominada "Invasão Zero" reivindicou a propriedade de uma fazenda invadida ontem pelos indígenas. Imagens nas redes sociais mostram dezenas de veículos de fazendeiros no local do conflito.  

De acordo com a Mídia Indígena, os disparos atingiram três lideranças indígenas. "A região enfrenta os desmandos de fazendeiros invasores que se dizem proprietários das terras tradicionais e acusam o povo de ser 'falso índio'", narra a publicação da página referência na causa indígena (veja abaixo).

O Portal Salvador FM solicitou esclarecimento à Polícia Militar sobre a atuação das equipes na ocorrência, mas ainda não obteve resposta.