A Juventude Democratas da Bahia, por intermédio da sua vice-presidência jurídica, ingressou na tarde de quinta-feira (21), com ação popular na Justiça para anular a nomeação da ex-prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira (PSD), para o cargo de Secretária da Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur). Jusmari é uma das aliadas do governador Rui Costa (PT). A ex-prefeita de Barreiras filiou se ao PSD como forma de aproximação política a gestão estadual.
A ex-gestora responde a mais de 40 processos judiciais, dentre ações cíveis, criminais e de improbidade administrativa. O jurídico da Juventude Democratas, ao entender que no ato de indicação havia intenção em blindar investigações contra Jusmari, ingressou ação na justiça contra o governador Rui Costa para barrar a nomeação da ex-prefeita como titular da pasta da Sedur.
Na ação popular, a Juventude Democratas argumenta em nota que a indicação “viola os princípios regentes da administração pública, a exemplo da moralidade, em virtude das complicações decorrentes dos inúmeros processos que tramitam nos tribunais contra Jusmari que se tornou ré na ação para impedir que a mesma ocupe o cargo de secretária de uma das pastas do Governo do Estado da Bahia”. O partido considera que houve desvio de finalidade do ato e ofensa ao princípio constitucional da moralidade administrativa.