A demissão de 1.200 funcionários é preciso ter planejamento, o que não ocorreu na prefeitura de Valença. A afirmação é do vereador Adailton Francisco (PT) acrescentando que bem antes de promover as demissões, a secretaria municipal de Educação deveria planejar a substituição dos demitidos para evitar o caos que se instalou com o fechamento de escolas através de um simples aviso às comunidades.
Há três meses atrás, quando a prefeitura identificou que havia ultrapassado o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal que proíbe que a folha de pagamento não pode passar de 54% da receita, e a da prefeitura chegou a 70%, era o momento de um planejamento efetivo.
Para o vereador Adailton Francisco deveria ter sido feito um levantamento de quantos professores são contratados e trabalhando em quais escolas. A partir daí, ressaltada o vereador, se planejaria o concurso do REDA.
Daí em diante seriam contratados os professores aprovados no REDA e quando então seriam demitidos os contratados sem concurso.
Por Alberval Figueiredo
Jornalista