Selecionada entre 3 mil expositores, a delegada Patrícia Pinheiro Crisóstomo, que é lotada na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), fará uma exposição de suas fotografias no Festival Cultural do Brasil na Áustria, no próximo domingo (6). Patrícia vai expor fotografias que ela fez em 2016, no município de São Francisco do Conde que ilustram as mãos segurando adjás, de duas Yalorixás, mãe Irene de Oxum e mãe Berenice de Ogum.
O Poder das Mãos que transmitem axé é a temática da exposição que acontecerá a partir das 13h30, no salão virtual do festival sob a coordenação e curadoria de Vanessa Noronha Tóile, autora do festival e diretora da Sociedade Austro Brasileira de Educação e Cultura Verein Papagaio. O festival é promovido há nove anos e traz o tema Os Brasis- ilustrando a diversidade e a riqueza cultural do Brasil.
“Sou delegada de carreira há 23 anos na Polícia Civil da Bahia, mas tenho outro lado da vida que é a militância cultural e religiosa. Sou autora de projetos de valorização da cultura afro religiosa como a medalha mãe Stella de Oxóssi que é lei em Nazaré das Farinhas. Esse reconhecimento através dessa exposição é o resultado de uma luta de mais de cinco anos, abrindo caminhos para a luta contra qualquer tipo de discriminação”, explicou.
Essas fotografias fazem parte de um acervo de 120 fotos. “As minhas fotos que serão expostas no festival ilustram o poder do universo feminino dentro da religiosidade do candomblé. Faço parte hoje do grupo de 42 pessoas que foram selecionadas para a exposição que vai até novembro na Áustria no Museu de História Natural em Viena”, disse