Com o objetivo de preparar a população soteropolitana para o período de chuvas deste ano, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) colocou em prática dois simulados, um na Baixa do Cacau, no Lobato, e outro na Vila Sabiá, na Calçada.
Durante os simulados, foi avaliado, em tempo real, o processo de remoção das pessoas das áreas consideradas de riscos. Além disso, a Codesal buscou orientar a comunidade como ela deve se comportar em uma possível evacuação.
As atividades tiveram início, de forma simultânea, às 9h, nas duas áreas, com o acionamento da sirene do Sistema de Alerta e Alarme. No decorrer do simulado, os participantes são mobilizados por equipes da Defesa Civil e encaminhados por rotas de fuga para abrigos previamente estabelecidos em unidades da rede municipal, respectivamente as Escolas Coração de Jesus e Pirajá da Silva.
Ao realizar o balanço do ciclo de simulados, o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, afirmou que os simulados realizados, como preparativo para a Operação Chuva 2024, contou com a participação proativa das comunidades: “Ao findar as atividades, hoje, saímos com a sensação de dever cumprido e a certeza de que essas pessoas serão multiplicadoras de conhecimento e vão atuar preventivamente caso necessário”.
Sobre a preparação dos moradores, a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas da Codesal, Fabiana Santana, trata com importância: “Ao promover simulados, o objetivo da Codesal é preparar e conscientizar os moradores sobre formas de se evitar os acidentes. Nunca queremos que aconteça algo, mas, se, em algum momento acontecer, é necessário preservar o bem maior, a vida”.
Os simulados contaram com a participação de profissionais da Defesa Civil de Salvador, da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate a Pobreza (Sempre), da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e da Secretaria Municipal de Educação. Colaboraram ainda voluntários de diferentes áreas, contribuindo para o bom desempenho da atividade.
Vale ressaltar que já foram realizados 14 simulados desses em comunidades diferentes, desde o início de janeiro, de acordo com a Codesal.