Uma simulação de evacuação foi realizada na manhã deste sábado, 27, nas comunidades de Vila Picasso, em Capelinha de São Caetano, e Voluntários da Pátria, no Lobato. Organizada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), a ação teve como objetivo montar um plano estratégico para a população das localidades, que ficam em áreas de risco de deslizamento de terra ou desabamento, provocados pela ocorrência de chuvas.
Durante a simulação, os moradores, previamente mobilizados por equipes da Codesal, foram orientados a deixarem suas casas e saírem pelas rotas de fuga em direção aos abrigos provisórios, instalados nas escolas Professor Antônio Carvalho Guedes (Capelinha de São Caetano) e Santa Luzia do Lobato (Voluntários da Pátria).
Por meio de nota, a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais, destacou a importância da participação de toda comunidade nessas ações: “É indispensável a adesão de todos no simulado que tem o objetivo de treinar para que os cidadãos saibam o que fazer no caso de acidentes em períodos de chuva”.
A Tarde // Figueiredo