Bahia

Defensoria Pública realiza mutirão para mudança de nome e gênero de pessoas trans em Salvador

Serviço será oferecido na sexta-feira (10), na Escola Superior da Defensoria Pública, que fica na Rua Pedro Lessa, no bairro do Canela, das 8h30 às 12h.

NULL
NULL

Defensoria Pública realiza na sexta mais um mutirão para retificação de nome e gênero de pessoas trans que residem em Salvador. â?? Foto: Phael Fernandes / G1

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) informou que irá realizar, na sexta-feira (10), o segundo mutirão para retificação de nome e gênero de pessoas trans. O serviço, que é gratuito, será oferecido na Escola Superior da Defensoria Pública, que fica na Rua Pedro Lessa, no bairro do Canela, das 8h30 às 12h.

Conforme órgão, será facilitada também a retirada dos documentos necessários, no dia do mutirão.

Para participar do mutirão, é preciso levar documentos pessoais para conseguir a declaração que autoriza a retificação no cartório de registro civil. [Confira abaixo a lista de documentos necessários]

A DPE informa que mesmo que a pessoa não consiga reunir todos os documentos solicitados, ela pode comparecer ao mutirão.

Em março de 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que transexuais e transgêneros podem alterar o nome no registro civil sem a necessidade de realização de cirurgia de mudança de sexo. Além disso, o STF também determinou que não é preciso autorização judicial para que o transexual requisite a alteração no documento, que pode ser feita em cartório.

O primeiro mutirão de 2019 realizado pela defensoria ocorreu em fevereiro.

Documentos necessários
Certidão de nascimento atualizada;
Certidão de casamento atualizada, se for o caso;
Cópia do registro geral de identidade (RG);
Cópia da identificação civil nacional (ICN), se for o caso;
Cópia do passaporte brasileiro, se for o caso;
Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF) no Ministério da Fazenda;
Cópia do título de eleitor
Cópia de carteira de identidade social, se for o caso;
Comprovante de endereço;
Certidão da Justiça Federal, Cível, Criminal e Execução Penal (gratuito no site https://www.cjf.jus.br/cjf/certidao-negativa)
Certidão da Justiça Estadual, Cível, Criminal e Execução Penal (gratuito no site http://www5.tjba.jus.br/portal/certidoes-do-1o-grau/)
Certidão de execução criminal do local de residência dos últimos cinco anos (gratuito nos sites https://www.cjf.jus.br/cjf/certidao-negativa (federal) e http://www5.tjba.jus.br/portal/certidoes-do-1o-grau/ (estadual))
Certidão dos tabelionatos de protestos de do local de residência dos últimos cinco anos – estadual/federal (documento pago, que pode ser feito na Rua Pará, Edf. Amazonas Empresarial, nº 278 – Pituba)
Certidão da Justiça Eleitoral do local de residência dos últimos cinco anos (gratuito no site http://www.tre-ba.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral)
Certidão da quitação eleitoral (gratuito no site http://www.tre-ba.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral)
Certidão da Justiça do Trabalho do local de residência dos últimos cinco anos;
Certidão da Justiça Militar, se for o caso.
Serviço
O que: 2º Mutirão de retificação de nome e gênero
Data: 10/05/2019
Horário: 8h30 às 12h
Onde: Escola Superior da Defensoria Pública – Rua Pedro Lessa, 123, Canela, Salvador – BA

G1 // AO