Após o anúncio do governo da Bahia que desobrigou o uso de máscaras em locais fechados no estado, o Diário Oficial publicou, na manhã desta terça-feira (12), os detalhes sobre a medida.
Apesar da desobrigação do uso de máscaras em ambientes fechados, ainda segue obrigatório a utilização em ambientes como hospitais e unidades de saúde; locais onde são prestados atendimentos ao público por funcionários, servidores e colaboradores de unidade de saúde; e em contatos com indivíduos que estejam com sintomas gripais ou com Covid-19, assintomáticos ou não.
Para a determinação, foi levado em consideração o número de casos ativos da Covid-19 na Bahia que estabeleceu que a medida fosse tomada quando o estado tivesse menos de mil casos. De acordo com o último boletim, a Bahia registrou 833 casos ativos.
O governo indica ainda que os cidadãos mantenham o uso de máscara em transportes públicos, para os idosos, imunossuprimidos e gestantes. O decreto também prevê que a vacinação deverá ser comprovada para a entrada em locais fechados, sem a máscara, através da apresentação da carteira de vacinação ou certificado Covid do aplicativo ConectSus, com a confirmação das duas doses ou dose única para o público geral, uma dose para crianças e adolescentes alcançados pela campanha de imunização contra a Covid-19, e as doses de reforço subsequente da vacina para o público alcançado pela campanha.