Bahia

Debaixo de chuva, pacientes do Hospital Municipal reclamam de falta de estrutura

Sem auxílio de funcionários, pacientes precisaram dividir guarda-chuvas pessoais

Leitor Salvador FM
Leitor Salvador FM

Usuários dos serviços de saúde do Hospital Municipal de Salvador, que fica localizado no bairro de Cajazeiras, em Salvador, reclamam das condições de espera em dias de marcação de consultas e atendimentos, especialmente em períodos chuvosos, em que as pessoas ficam expostas às chuvas, sem abrigo.
 
Na manhã desta terça-feira (21), um ouvinte da Rádio Salvador FM e leitor do Portal Salvador FM, o comerciante Wendel Barbosa, relatou a sua indignação em relação à situação dos pacientes que, por volta das 06h30 às 07h20, aguardavam atendimento na chuva. Ele pontuou que o sentimento é de “indignação e impotência', e que a situação reflete o “descaso com as pessoas”, pontua o comerciante. 
 
Wendel sugere a implantação de um toldo na lateral do hospital, já que é uma situação recorrente no local em dias de marcação de atendimento. 
 
A saúde respiratória e os cuidados com resfriados e gripes entraram em evidência com a pandemia de Covid-19, principalmente diante do aumento de casos na capital baiana. Com a chegada do inverno, a previsão é de um período de temporada fria na cidade no estado baiano.

Por meio de nota, a assessoria do Hospital informou ao Portal Salvador FM que realiza a triagem diariamente, e orienta os pacientes para evitar filas na unidade. Além disso, a unidade reafirma que reforçou os protocolos para evitar aglomerações.

Confira a nota completa:

"O Hospital Municipal de Salvador (HMS) agradece o contato feito pela produção da rádio e informa que diariamente realiza a triagem e orientação dos pacientes de maneira a desfazer filas e distribuir o quantitativo na área lateral coberta e nos espaços internos. Eventualmente, esse trabalho tem que ser intensificado como foi hoje em virtude da chuva e grande procura por nossos serviços. 

Além disso, o HMS reforçou os protocolos de modo a evitar aglomerações. A equipe do hospital ampliou e vem contando com a colaboração dos veículos de comunicação na orientação da populçação sobre a marcação de consultas. Essa ação pode ser feita pelo Sistema Vida da Prefeitura de Salvador ou pelo whatsapp (71-3202-3594) do hospital. Outra situação que tem sido verificada é a chegada antecipada de pacientes para consultas agendadas no turno oposto. 

A direção do hospital se coloca à disposição para qualquer esclarecimento adicional necessário e acrescenta que segue firme pensando no futuro e cumprindo com integridade sua missão de salvar vidas e ajudar as pessoas a terem uma vida mais saudável"