Usuários dos serviços de saúde do Hospital Municipal de Salvador, que fica localizado no bairro de Cajazeiras, em Salvador, reclamam das condições de espera em dias de marcação de consultas e atendimentos, especialmente em períodos chuvosos, em que as pessoas ficam expostas às chuvas, sem abrigo.
Na manhã desta terça-feira (21), um ouvinte da Rádio Salvador FM e leitor do Portal Salvador FM, o comerciante Wendel Barbosa, relatou a sua indignação em relação à situação dos pacientes que, por volta das 06h30 às 07h20, aguardavam atendimento na chuva. Ele pontuou que o sentimento é de “indignação e impotência', e que a situação reflete o “descaso com as pessoas”, pontua o comerciante.
Wendel sugere a implantação de um toldo na lateral do hospital, já que é uma situação recorrente no local em dias de marcação de atendimento.
A saúde respiratória e os cuidados com resfriados e gripes entraram em evidência com a pandemia de Covid-19, principalmente diante do aumento de casos na capital baiana. Com a chegada do inverno, a previsão é de um período de temporada fria na cidade no estado baiano.
Por meio de nota, a assessoria do Hospital informou ao Portal Salvador FM que realiza a triagem diariamente, e orienta os pacientes para evitar filas na unidade. Além disso, a unidade reafirma que reforçou os protocolos para evitar aglomerações.
Confira a nota completa:
"O Hospital Municipal de Salvador (HMS) agradece o contato feito pela produção da rádio e informa que diariamente realiza a triagem e orientação dos pacientes de maneira a desfazer filas e distribuir o quantitativo na área lateral coberta e nos espaços internos. Eventualmente, esse trabalho tem que ser intensificado como foi hoje em virtude da chuva e grande procura por nossos serviços.
Além disso, o HMS reforçou os protocolos de modo a evitar aglomerações. A equipe do hospital ampliou e vem contando com a colaboração dos veículos de comunicação na orientação da populçação sobre a marcação de consultas. Essa ação pode ser feita pelo Sistema Vida da Prefeitura de Salvador ou pelo whatsapp (71-3202-3594) do hospital. Outra situação que tem sido verificada é a chegada antecipada de pacientes para consultas agendadas no turno oposto.
A direção do hospital se coloca à disposição para qualquer esclarecimento adicional necessário e acrescenta que segue firme pensando no futuro e cumprindo com integridade sua missão de salvar vidas e ajudar as pessoas a terem uma vida mais saudável"