Bahia

Curador da Flipelô explica idealização do evento e processo de triagem

A festa acontece do dia 01 a 6 de novembro

Vagner Souza/Salvador FM
Vagner Souza/Salvador FM

O lançamento da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) 2022 está acontecendo na manhã desta quarta-feira (19). Curador do evento, o poeta Zé Inácio explicou o processo de idealização do projeto criado pela também poeta Myriam Fraga, morta em fevereiro de 2016.

“Ela está presente aqui com a gente o tempo todo. A Myriam me convidada a sua casa para a gente pensar esta festa, desde 2014, 2015, por aí… Aí Myrian viajou para a imensidão e Angela Fraga de Sá conseguiu realizar a Flipelô, para a nossa alegria, casa cheia. A Flipelô repercutindo no Brasil inteiro e no mundo, né? Pra mim é uma alegria fazer parte da curadoria da Flipelô”, comemorou.

Zé Inácio explicou ainda como acontece o processo de triagem dos escritores. “Esse ano que vai trazer poetas e escritores dos Brasis, das cinco regiões, poetas e escritores de vários territórios dentro da Bahia, por isso não podemos contemplar todos os municípios, porque são 417, mas tem os territórios de identidade. Estamos trazendo escritores destes territórios de identidade, assim como de outros países”, revelou o poeta.

A Flipelô acontece do dia 01 a 6 de novembro, no Pelourinho. Este ano, a festa homenageia os personagens de Jorge Amado, celebrando seus 110 anos.