Bahia

Crianças participam de ações da Semana Nacional de Trânsito neste domingo (25)

As ações do órgão envolvendo crianças integram a programação da Semana Nacional de Trânsito (SNT), que acontece até domingo (25)

NULL
NULL

 src=Quarenta alunos da Escola Arte da Criança, localizada no bairro de Pirajá, em Salvador, participaram de atividades educativas e lúdicas no Centro Interativo do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), em Salvador. As ações do órgão envolvendo crianças integram a programação da Semana Nacional de Trânsito (SNT), que acontece até domingo (25).

O garçom Natanael dos Santos acompanhou a filha Ana Vitória, 5 anos, na quarta-feira (21), e ficou surpreso com a estrutura do equipamento. “É realmente uma reprodução do que acontece nas ruas. Tem todos os detalhes do tráfego. Com as informações passadas aqui, tenho certeza que minha filha e os colegas serão bons motoristas no futuro”. A menina, que recebia orientações sobre o uso do cinto de segurança, falou do que sempre faz quando sai de carro com a família – “Eu sempre lembro para usar o cinto quando a gente entra no carro, não é pai?”.

Os alunos assistiram a palestras sobre noções de trânsito e cidadania, com ênfase nos equipamentos obrigatórios de segurança e sinalização. O momento mais aguardado é quando eles dirigem os carrinhos motorizados na mini pista, guiados por instrutores da Escola Pública de Trânsito (Eptran). “São atividades que complementam o currículo escolar e ajudam na formação de uma nova geração de condutores mais conscientes, e, consequentemente, na construção de um trânsito mais seguro”, ressaltou o instrutor Matheus Moraes.

Nesta sexta-feira (23), o Centro Interativo do Detran recebe a visita de estudantes do bairro de Saramandaia para uma nova rodada de atividades da SNT. Segundo a diretora da Eptran, Ilnara Menezes, “o envolvimento de crianças de comunidades carentes em ações educativas de trânsito não acontece apenas nesta semana, mas durante todo o ano, como parte do trabalho social que realizamos”.

Reprodução: Secom