Bahia

Credenciamento para mototaxistas em Salvador será retomado nesta segunda (22)

Serão ofertadas 1738 autorizações para atuar como mototáxi. Prazo para credenciamento termina no dia 26 de junho.

NULL
NULL

Credenciamento começa no dia 22 de abril e vai até 26 de junho, em Salvador  â?? Foto: Reprodução / Semob

A nova etapa de credenciamento de mototaxistas em Salvador começa no dia 22 de abril. Serão ofertadas 1738 autorizações para atuar como mototáxi. Dessa vez, as motos que prestam o serviço de transporte poderão ter até oito anos de uso – antes o prazo era de até cinco anos.

Os motociclistas interessados devem ir na sede da Coordenadoria de Táxis e Transportes Especiais (Cotae), no Vale dos Barris, nº 501, Barris, até o dia 26 de junho, com os documentos exigidos. A lista completa dos documentos pode ser acessada no site da Semob.

Desde a abertura do edital, em março de 2017, 1.200 condutores se credenciaram. A meta da secretaria é preencher todas as vagas disponibilizadas nesta nova etapa.

Os motociclistas que querem se credenciar devem ser habilitados na categoria A, no mínimo, há dois anos. O veículo ainda deve estar em nome do mototaxista e ser da cor amarela. Os condutores devem utilizar itens de segurança e ter curso de especialização sobre condução de passageiros.

Algumas das exigências para o credenciamento do profissional são cópia autenticada do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo em nome do interessado, cópia da Carteira de Habilitação, CPF, atestado médico de sanidade física e mental emitido, no máximo, há 30 dias, e Certidão Negativa Criminal.

Credenciamento
O projeto de lei que regulamenta a atividade de mototáxi em Salvador foi encaminhado à Câmara pela Prefeitura em abril de 2016. Em agosto do mesmo ano, o texto foi aprovado pelo Legislativo e, em dezembro, sancionado pelo prefeito ACM Neto, dando seguimento à regulamentação.

O certame foi lançado em março de 2017, com 2.938 vagas, sendo 720 aprovados no primeiro momento, após o início do credenciamento. Desde então, 1.200 vagas foram concedidas.

G1 // AO