Bahia

Cratera de 30 metros impede a passagem de carros no bairro de Pero Vaz

Segundo moradores, buraco surgiu após período de chuva na cidade, no final de março.

NULL
NULL

Cratera impede a passagem de carros na rua (Foto: Reprodução/ TV Bahia)

Rua Virgílio Gonçalves, no bairro de Pero Vaz, em Salvador, foi praticamente "engolida" por uma cratera de cerca de 30 metros de comprimento, que surgiu após um longo período de chuva, no final do mês de março. Por causa do problema, o tráfego de veículos está interditado há mais de um mês no local.

No buraco, ainda é acumulado entulho e lixo. Apenas pedestres e motocicletas passam na rua, que é passagem para o bairro vizinho de Santa Mônica. Serviços como a coleta de lixo e o atendimento médico domiciliar foram prejudicados pela cratera. Segundo a Limpurb, a coleta está sendo realizada com a ajuda de triciclos.

"Tem que passar por cima do passeio, sem falar nos transtornos que acumula muito lixo, porque o carro do lixo não está passando aqui. Um carro particular não está passando aqui. Aí se a pessoa passar mal, tem que dar uma volta. Tem uma ladeira imensa para subir", explicou o motoboy, Adailton Capinan, que costuma passar pelo local de motocicleta.

Segundo a dona de casa Linéia Silva, que mora em uma das casas da rua, uma vizinha passou mal há algumas semanas e os paramédicos precisaram deixar a ambulância no caminho para conseguir chegar até a casa da paciente, porque o veículo não passava na localidade.

"A ambulância veio buscar a criatura para dar socorro. Tiveram que largar o carro aqui e descer andando. Aí ela veio a óbito", contou.

Além dos problemas com a passagem no local, os moradores denunciam que enfrentaram uma enxurrada que chegou a invadir casas na localidade, durante o período de chuva.

Um dos imóveis atingidos pelo alagamento foi o da mãe de Valdelice Melo, que mora bem em frente ao buraco e mantém uma lanchonete na localidade. A comerciante filmou a casa cheia de água. Nas imagens, é possível ver que móveis e outros pertences dela foram danificados.

Os clientes sumiram. Ninguém aparece por causa dos buracos. Quando chove eu fico com medo aqui de encher de água e entrar na casa de minha mãe de novo", contou.

Como se não bastasse os transtornos causados pela cratera, um novo buraco que surgiu no local tem causado preocupação aos moradores da rua. "Já afofou a rua e tem o buraco agora. Parece que um pedaço mais lá pra baixo também está oco. Qualquer carro mais pesado é provável que vá ceder mais um buraco", relatou o aposentado José Sousa.

Para fechar a cratera, é preciso trocar a tubulação no local. Segundo moradores, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) foi acionada e chegou a iniciar obras na localidade, mas o serviço foi suspenso a cerca de 15 dias, sem ser concluído.

Em nota, a Embasa informou que mandou técnicos até a rua e disse que a escavação foi feita pela prefeitura, para instalação da rede de água da chuva. Segundo a empresa, ela só pode terminar o trabalho na rede de esgoto se a prefeitura concluir os serviços também.

A Secretaria de Manutenção de Salvador (Seman) informou que o problema é de responsabilidade da Embasa, porque na rua Vírgilio Gonçalves não tem rede de captação de água da chuva.

Reprodução/G1