Bahia

Corpo de Bombeiros, Sema e Inema alinham estratégias de prevenção e combate a incêndios florestais

Na segunda, bombeiros militares e brigadistas voluntários atuaram no combate em quatro frentes de incêndios, nos municípios

NULL
NULL

Resultado de imagem para Corpo de Bombeiros, Sema e Inema alinham estratégias de prevenção e combate a incêndios florestais

Em reunião na segunda-feira (18), o secretário do Meio Ambiente, João Carlos Silva, e o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, coronel Francisco Telles, discutiram estratégias de prevenção e combate a incêndios florestais no estado da Bahia. Na segunda, bombeiros militares e brigadistas voluntários atuaram no combate em quatro frentes de incêndios, nos municípios de Porto Seguro – distrito de Itaporanga e de Sapirara; em Valença, na Serra do Abiá; e em Lençóis, na APA Marimbus-Iraquara.  

Para o Coronel Telles, o momento é de definir estratégias para combate, mas também de preparação para as ações de prevenção deste ano. “Saindo do combate, entramos na preparação para as ações de prevenção aos incêndios florestais, temos que capacitar e equipar as brigadas voluntárias. A equipe técnica do Corpo de Bombeiros desenvolveu um software para facilitar a gestão e ação conjunta entre Bombeiros Militares e brigadistas, dando maior eficiência e uma resposta mais ágil no controle dos incêndios”, afirmou o Coronel Telles.

Para fortalecer e qualificar o trabalho das brigadas voluntárias que atuam no combate aos incêndios florestais no estado, a Secretaria do Meio Ambiente prepara uma licitação para aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Coletivos (EPCs) para combate e controle de incêndios, no âmbito do Programa Bahia Sem Fogo. Ao todo serão investidos aproximadamente R$ 1 milhão de reais, para compra de 11.950 itens para equipar as brigadas dos municípios.

“As brigadas são importantes parceiros do Estado, e, principalmente, dos bombeiros militares no combate aos incêndios in loco. É quem primeiro chega aos locais de ocorrência de fogo, e, na maioria das vezes são fundamentais para a não propagação em maior escala dos incêndios”, afirmou o secretário João Carlos.
 

Secom // AO