Equipes do 1º Grupamento de Bombeiros Militar realizaram a desinfecção preventiva do SAC Pau da Lima, em Salvador, nesta quarta-feira (29). A ação faz parte da força-tarefa coordenada pelas secretarias do Planejamento (Seplan) e Desenvolvimento Econômico (SDE). “Neste momento de enfrentamento da pandemia do coronavírus, a desinfecção de ambientes com circulação de pessoas se torna ainda mais necessária. Além disso, encaminhamos máscaras e protetores faciais para toda a rede SAC”, destaca o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.
O SAC Pau da Lima funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 8h às 17h. O atendimento na unidade é exclusivamente por agendamento, por meio do SAC Digital. Os serviços ofertados no posto são: emissão de carteira de identidade (RG); emissão do CPF; serviços para Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Permissão Internacional para Dirigir (PID), do Detran-BA.
Para a desinfecção, que ocorre nos ambientes internos e áreas externas, os militares utilizam hipoclorito de sódio a 1%. “Este trabalho executado pelo Corpo de Bombeiros é para que o SAC possa funcionar com a garantia da segurança sanitária necessária para as pessoas que precisam acessar seus serviços e para os funcionários. Já realizamos a desinfecção do SAC Porto Seguro e outras unidades do SAC também passarão pelo procedimento”, destacou o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Francisco Telles.
Para ter acesso ao SAC Digital e agendar o atendimento no SAC Pau da Lima, basta digitar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet ou baixar o aplicativo disponível para Android e iOS, seguindo o passo a passo para cadastro. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) ainda disponibiliza o site institucional do SAC e o Call Center (0800 071 5353).
Medidas de segurança
A Rede SAC reforça a necessidade dos cidadãos redobrarem a atenção aos cuidados recomendados pelo Governo do Estado e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) ao se dirigirem às unidades com atendimento especial, praticando a distância física de um metro e meio entre as pessoas, utilizando máscaras de proteção e buscando atendimento nos postos apenas se já tiverem realizado o agendamento, no dia e horário pré-estabelecidos. Entre as medidas de segurança adotadas pela Rede SAC estão a disponibilização de dispensers com álcool em gel; reforço na higienização das dependências dos postos, bem como dos móveis; reorganização das salas de espera para promover o distanciamento dos clientes; distanciamento dos funcionários nas recepções e baias de atendimento, bem como uso de máscaras de proteção. E ainda controle do agendamento, estabelecendo o número reduzido de pessoas nas salas de espera, incluindo funcionários, como determinado pelo Decreto Estadual 19.529/20.
Fonte: Ascom/Seplan
Por Redação do LD