Após muita polêmica e troca de graves acusações ao longo da campanha, o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) definiu, nesta segunda-feira (2), a nova gestão para o período entre 2023-2025. O pleito teve início no domingo (1º) e foi concluído no dia de hoje.
Em uma votação apertada, a Chapa 3 (Integração, Valorização e Trabalho) recebeu 41,52% dos votos válidos. A chapa 1 (Unidos por uma enfermagem mais forte) – que tem como um de seus membros a atual presidente do Coren-Ba, Giszele Paixão -, teve 39,16% dos votos válidos. Por sua vez, a Chapa 2 (Juntos pela Enfermagem), teve 19,31% dos votos válidos.
Após o resultado, Davi Apóstolo, componente da Chapa 3 e postulante à presidência do Conselho baiano emitiu uma nota na qual agradeceu pela escolha em assumir a próxima gestão do órgão. "Esta é uma responsabilidade que aceitamos com grande compromisso, humildade e determinação", disse ele.
"Reconheço que esta eleição representa não apenas uma escolha pessoal, mas também uma demonstração de fé na capacidade de nossa equipe e na nossa dedicação à profissão (…) Estamos cientes dos desafios que enfrentaremos, mas acredito que, juntos, podemos superá-los e alcançar nossos objetivos (…) Estamos determinados a fazer justiça a essa confiança", completou o futuro presidente do Coren-BA.
Veja a nota na íntegra:
"É com grande honra e alegria que expresso, em nome das chapas 3 e 4, nosso profundo agradecimento por termos sido escolhidos e eleitos para assumirmos a próxima gestão do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia. Esta é uma responsabilidade que aceitamos com grande compromisso, humildade e determinação.
Queremos agradecer a cada um de vocês que depositaram sua confiança na nossa chapa e na nossa visão para o futuro da enfermagem em nosso estado. Reconheço que esta eleição representa não apenas uma escolha pessoal, mas também uma demonstração de fé na capacidade de nossa equipe e na nossa dedicação à profissão.
Neste momento, quero estender nossa gratidão a todos os profissionais de enfermagem da Bahia, cujo trabalho árduo e comprometido tem moldado nossa área de atuação.
Estamos ansiosos para colaborar com todos os membros do COREN-BA, com outros órgãos de saúde e com a comunidade em geral para promover o avanço da enfermagem e garantir que nossos profissionais tenham as condições necessárias para desempenharem seu papel vital na assistência à saúde.
Estamos cientes dos desafios que enfrentaremos, mas acredito que, juntos, podemos superá-los e alcançar nossos objetivos. Conto com o apoio e a colaboração de todos vocês nesta jornada. Mais uma vez, agradecemos por esta oportunidade e pela confiança que depositaram na nossa chapa. Estamos determinados a fazer justiça a essa confiança".