Mais um acidente foi registrado na Avenida Gal Costa, em Salvador. Na noite de segunda-feira (12), por volta das 20h20, um carro de passeio capotou na pista após uma colisão, que envolveu ainda um caminhão e outro automóvel.
Os constantes acidentes na região têm assustado moradores da região. Na semana passada, um jovem morreu após o carro que conduzia bater em um poste e cair dentro de um córrego. A namorada da vítima foi socorrida com diversos ferimentos para o Hospital Geral do Estado (HGE). No dia 6 de junho, um carro partiu ao meio após colidir violentamente contra um poste.
Moradora do bairro de Pau da Lima, a empregada doméstica Lucilene Souza costuma pegar ônibus em um dos pontos de Gal Costa e lembra pelo menos três acidentes recentes. Em um deles, um motociclista morreu em um trecho de retorno. No dia 27 de março, outro motociclista também morreu na via após colidir em um poste no canteiro central.
"A via está até bonita, mas precisa de mais segurança. Não sei se redutor de velocidade ou algum outro tipo de sinalização, porque vira e mexe está tendo acidentes fatais. Não é coisa simples não, quase sempre tem gente perdendo a vida. Já ouvi falar de três pessoas que morreram aqui", salientou em conversa com o Portal Salvador FM.
Também em conversa com a reportagem, um morador de Cajazeiras identificado como Lacerda creditou parte dos acidentes aos próprios condutores. Ele ainda cobrou presença mais frequente de agentes da Superintendência de Trânsito (Transalvador) no corredor viário que liga a Paralela à BR-324.
"O próprio povo que causa o acidente. Em alguns momentos a sinaleira está fechada e os veículos passam direto. E você não vê uma viatura da Transalvador aqui parada, só quando tem acidente. Eles isolam a área, para não acontecer outro acidente, mas fora isso é difícil", comentou.
Transalvador
Procurada pelo Portal Salvador FM, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) informou que a Avenida Gal Costa passou por recente requalificação, realizada pelo governo estadual. Segundo a assessoria de comunicação, após a finalização das obras, a autarquia municipal já implantou equipamentos eletrônicos para coibir o excesso de velocidade na via.
"Aliado a isso, instalou sinalizações em alguns trechos para orientar os condutores. Equipes de técnicos e agentes de trânsito estão atentos às ocorrências na avenida após do seu redesenho viário. Caso necessário, serão adotadas outras estratégias para impedir a ocorrência de acidentes no local", diz o comunicado.
De acordo com a Transalvador, de janeiro a abril deste ano, a autarquia registrou 9 acidentes na avenida, sendo 7 com feridos e 2 com mortos. "Durante todo o ano de 2022, foram registrados 36 acidentes no local, todos deixando apenas feridos", pontua a nota enviada ao Portal.
*Com informações no local do repórter Paulinho FP
Constantes acidentes e mortes ligam sinal de alerta para segurança viária na Avenida Gal Costa https://t.co/ovBbjaB8yM pic.twitter.com/YPbh5Ssrm0
— Portal Salvador FM (@PortalSsaFM) June 14, 2023