A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), prossegue com o Plano Verão Sem Mosquito em Salvador. Após inspecionar diversos setores da cidade, nesta semana serão inspecionados condomínios residenciais da capital.
Durante as ações zoossanitárias, são fiscalizados e tratados os pontos estratégicos. As abordagens têm como objetivo identificar as situações críticas e eliminar os focos e criadouros dos vetores num curto espaço de tempo, para evitar o crescimento de casos das arboviroses (dengue, zika e chikungunya).
Além disso, é realizado um trabalho de conscientização entre comerciantes, clientes e visitantes de estabelecimentos comerciais, com a distribuição de panfletos e cartazes. Na ocasião, é feito um alerta à população sobre a importância dos cuidados preventivos contra o Aedes.
O último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 3 e 7 de janeiro de 2022, apontou que Salvador apresentou um Índice de Infestação Predial (IIP) histórico de 1,5%, menor indicador registrado nos últimos 16 anos. Com isso, o objetivo do órgão agora é igualar o número ao de países desenvolvidos e diminuir esse indicador para 1%.
As atividades diárias seguem o cronograma normal atendendo os chamados da população. Para solicitar os serviços prestados pelo órgão, o cidadão deverá entrar em contato por meio do Fala Salvador, no número 156.