Bahia

Conder realiza obras de requalificação no Centro Antigo de Salvador

No total, 11 bairros e mais de 300 ruas são contemplados pelo projeto, incluindo 18 vias do Centro Histórico de Salvador

Alberto Coutinho/GOVBA
Alberto Coutinho/GOVBA

O Centro Antigo de Salvador está recebendo obras de pavimentação de vias e requalificação de calçadas, com melhorias na acessibilidade. Essas intervenções fazem parte do projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador’, elaborado e executado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder).

No total, 11 bairros e mais de 300 ruas são contemplados pelo projeto, incluindo 18 vias do Centro Histórico de Salvador. Entre as ruas recuperadas estão a Cruz Machado, Diogo Dias, Fernão Cardim e o Corpo Santo.

Outras vias importantes de acesso ao Comércio já foram revitalizadas, como a Ladeira da Montanha, Avenida da França e Avenida Estados Unidos. O projeto também inclui bairros como Campo Grande, Politeama, Nazaré, Barbalho, Macaúbas, Liberdade, Santo Antônio Além do Carmo, Saúde e Tororó.

Com as obras nas ruas e passeios, o Governo do Estado contribui para o fortalecimento dos negócios, valorização dos imóveis e atração de novos empreendimentos para a área, que, quando construída, foi projetada para ser o centro econômico da cidade.

Patrimônio urbano

A Rua do Corpo Santo ganhou também um calçadão em piso intertravado, facilitando o acesso à Capela de São Pedro Gonçalves do Corpo Santo, construção em alvenaria de pedra e cal, que abriga uma das esculturas barrocas mais importantes do Brasil: a imagem de Nosso Senhor da Redenção.