Bahia

Concurso para agente penitenciário reúne mais de 39 mil candidatos na Bahia neste domingo

Ao todo foram 39.692 candidatos inscritos na Bahia, com uma concorrência geral de 138,3 candidatos por vaga

Camila Souza/GOVBA
Camila Souza/GOVBA

A Secretaria da Administração (Saeb) realiza neste domingo (15), das 13h às 18h, as provas objetivas e discursivas do concurso Seap Nº 02, de 12 de junho de 2024. O objetivo é promover vagas para o cargo de Agente Penitenciário do quadro de pessoal da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia.

Ao todo foram 39.692 candidatos inscritos na Bahia, com uma concorrência geral de 138,3 candidatos por vaga. O certame prevê o preenchimento de 287 vagas, sendo 187 para a ampla concorrência, 86 para os que se autodeclararam negros (negros/pardos) e 14 para pessoas com deficiência.

Os exames serão aplicados em 76 instituições de ensino distribuídas nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro, Barreiras, Itabuna, Paulo Afonso, Jequié e Teixeira de Freitas. Só em Salvador, são 25 locais de prova, a exemplo do campus da Estácio, no bairro do Stiep, e eo Centro Universitário UniRuy, na Paralela. 

Os candidatos podem acessar o cartão de confirmação de inscrição no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/seapba24. Informações sobre o concurso público para a Seap podem ser obtidas pelo telefone 0800 2834628 e pelo e-mail [email protected]. a partir de 13/06/2024. O concurso oferece vagas para o cargo de Agente Penitenciário, conforme consta no Edital.

O candidato deve comparecer ao local designado para a prova com antecedência mínima de 1 hora e 30 minutos do horário fixado para o início, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta em material transparente, documento de identidade original, comprovante de inscrição e comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

Com caráter eliminatório e classificatório, a prova objetiva terá 80 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Matemático, Noções de Informática, Legislação Estadual, Promoção da Igualdade Racial e de Gênero, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal, Legislação Extravagante e Direitos Humanos. Já a prova discursiva consiste numa redação no formato de texto dissertativo-argumentativo sobre tema voltado às atualidades relevantes para o contexto do cargo.

O concurso é uma realização da Secretaria da Administração (Saeb) em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap). A banca organizadora é a Fundação Getúlio Vargas (FGV).