Bahia

Complexo viário Tatti Moreno é inaugurado na região da Tancredo Neves

Estiveram presentes na inauguração o prefeito Bruno Reis, lideranças municipais e familiares do artista plástico, falecido em julho deste ano

Betto Jr./Secom
Betto Jr./Secom

O complexo viário Tatti Moreno, opção de tráfego entre as avenidas Tancredo Neves e Magalhães Neto, em Salvador, foi inaugurado nesta quinta-feira (29). Segundo a prefeitura da capital baiana, o trecho vai ampliar a mobilidade, reduzir tempo de deslocamento e eliminar retenções.

Estiveram presentes na inauguração o prefeito Bruno Reis, lideranças municipais e familiares do artista plástico, falecido em julho deste ano.

O gestor municipal afirmou que a trincheira é uma obra complementar do complexo BRT e que quem precisa passar pelo local diariamente, para trabalhar ou estudar, precisava conviver com muito engarrafamento.

Mais fluidez

Com investimento de R$ 42,9 milhões, a intervenção faz parte do pacote de obras da Nova Tancredo Neves. Na prática, a ligação tem o objetivo de solucionar os conflitos viários nos cruzamentos entre as avenidas, além de facilitar o fluxo de transporte coletivo por ônibus.

O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) e abrangeu, inclusive, o recapeamento das vias existentes, além do sistema de drenagem, ciclovia, iluminação em LED e paisagismo.

Os serviços foram executados pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop), vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra).

Com a obra, o trânsito na região passa a funcionar da seguinte maneira: quem entra pela marginal da Avenida Tancredo Neves, no mergulhão, acessa ou o Loteamento Aquarius/Hospital da Bahia, na Pituba, ou a Magalhães Neto, sentido orla.

Já quem sai da Magalhães Neto acessa pela parte de cima da nova via o Costa Azul e o Hospital Sarah e, pelo mergulhão, as avenidas Tancredo Neves, Paralela, ou a marginal da Tancredo Neves na Rua Alceu de Amoroso Lima, que dá acesso ao Shopping Salvador.

Soluções

A região da Tancredo Neves também foi foco de outras intervenções viárias, como a ponte sobre o Rio Camarajipe, entregue em maio passado.

A obra garantiu maior fluidez no trânsito, fazendo, por exemplo, o tempo de trajeto entre o Hospital Teresa de Lisieux e o Shopping da Bahia, na Avenida ACM, cair para uma média de quatro minutos nos horários de pico.

Antes da entrega da via, o mesmo percurso chegou a atingir 17 minutos.

Outras soluções previstas para o entorno são as construções do pontilhão da Rua Marcos Freire e do viaduto direcional em frente ao Shopping da Bahia no sentido Acesso Norte, que estão em fase de licitação.