Quem passar pela região da orla, entre o Quartel de Amaralina e o Largo da Sereia de Itapuã, de sexta (25) a domingo (27), deve ficar atento às modificações no trânsito. O tráfego de veículo terá de ser alterado para a realização da etapa brasileira da Global Challenge Familly, considerada uma das maiores competições esportivas do mundo. As provas envolvem corrida de rua e triathlon (natação, ciclismo e corrida).
As alterações já começam nesta sexta-feira (25), com a proibição do estacionamento em vagas zona azul no bolsão em Piatã, a partir das 08h, para a montagem das estruturas e entrega de kits. No dia seguinte (26), haverá eventos voltados para o público infantil e familiares dos atletas, o Triathlon Junior e corridas de 5km e 10km, na Av. Octávio Mangabeira, sentido Itapuã, entre a Praça de Piatã e a Terceira Ponte. A largada será às 06h, com interdição total do trânsito, a partir das 05h. No domingo (27), o trânsito será totalmente interditado na Orla, a partir das 03h, entre o Quartel do Exército, em Amaralina e o Largo da Sereia de Itapuã, para viabilizar a realização das provas de ciclismo e corrida, com segurança.
Estacionamento – A partir da meia noite de sábado (26), até às 13h de domingo (27), o estacionamento de veículos estará proibido nas Avenidas Amaralina e Octávio Mangabeira, sentido Itapuã, e nos seguintes locais: Largo das Baianas, Praça Wilson Lins, Jardim dos Namorados, Jardim de Alah, Praça Osório Villas Boas, bolsões em frente às quadras da Boca do Rio e em frente ao Parque Metropolitano de Pituaçu, Boteco Caranguejo e na Praça de Piatã.
Os veículos com destino às proximidades do circuito, terão como opções para estacionamento, das 05h às 13h de domingo (27), a Av. Octávio Mangabeira, sentido Pituba, no trecho entre o SESC e a Terceira Ponte, a Rua Deraldo Motta – acesso ao SESC –, e a Av. Orlando Gomes, na faixa à direita, em ambos sentidos.
Tráfego – No sábado (26), serão realizados o Triathlon Junior e corridas de 5km e 10km. O tráfego de veículos será interditado na Av. Octávio Mangabeira, sentido Itapuã, no trecho entre a Terceira Ponte e a Praça de Piatã. Os veículos que trafegam pelo trecho interditado terão como opção de tráfego o retorno próximo à Terceira Ponte, a Av. Prof. Pinto de Aguiar, Av. Ibirapitanga, Rua Rio Trobogy, e a Av. Orlando Gomes, e o retorno na Av. Octávio Mangabeira.
No domingo (27), a partir das 03h até 13h, haverá interdição do tráfego desde o Quartel de Amaralina até a Sereia de Itapuã para a realização da prova de ciclismo, com largada prevista para as 06h, e liberação progressiva do tráfego a partir das 11h. Os veículos que trafegam por este trecho terão como opção de tráfego a Rua Pernambuco, Av. Antônio Carlos Magalhães, Av. Tancredo Neves, e a Av. Luís Viana (Paralela).
Já para a prova de corrida, o trânsito será completamente interditado na Av. Octávio Mangabeira, desde o Corsário, antes do Circo Picolino, à Praça de Piatã. Neste caso, os veículos terão como opção de tráfego, sentido Itapuã, as avenidas Jorge Amado, Luís Viana (Paralela), Pinto de Aguiar ou Orlando Gomes.
Ainda no domingo, neste mesmo período (das 03h até 13h), será feito o desvio do tráfego de veículos da Rua Marquês de Monte Santo (Rio Vermelho), no retorno do Bompreço, para a Rua Oswaldo Cruz. Na Av. Octávio Mangabeira o desvio será feito para a Rua Pernambuco (Pituba), durante a prova de ciclismo, e, próximo ao retorno do Corsário Center, para o sentido Pituba, durante a corrida.
Haverá ainda cinco pontos de compartilhamentos com grades, nos seguintes locais: na faixa à esquerda da Av. Amaralina, a partir da Rua Paulo Fábio Dantas, seguindo pela Av. Octávio Mangabeira até a Rua Pernambuco (Pituba); também na faixa à esquerda, entre a Praça Nossa Senhora da Luz e a Rua Paraná; no trecho entre o canteiro Central próximo ao Posto Shell e o canteiro da via nova, em frente ao Jardim dos Namorados; na faixa à esquerda, a partir do retorno após o SESC até a Praça de Piatã – somente após a etapa de ciclismo; e no trecho próximo ao supermercado Atakarejo até o Largo da Sereia de Itapuã.
Barreiras – Serão instaladas 22 barreiras, entre fixas e móveis, em todo o trecho de realização das provas. As barreiras fixas (BF) serão instaladas a partir da meia noite de domingo (27), e as móveis (BM), a partir das 03h do mesmo dia. Confira abaixo a disposição:
Barreiras Fixas (BF), a partir de 00:00 do dia 27:
BF 01 – Av. Octávio Mangabeira / retorno próximo ao SESC;
BF 02 – Av. Octávio Mangabeira / retorno da Terceira Ponte – sentido Itapuã;
BF 03 – Rua Carimbamba / retorno Posto Menor Preço;
BF 04 – Av. Octávio Mangabeira / retorno IMEJA – sentido Boca do Rio e sentido Centro;
BF 05 – Av. Octávio Mangabeira / retorno próximo ao Aeroclube (saída da Av. Simon Bolivar – sentido Itapuã);
BF 06 – Av. Octávio Mangabeira / retorno do Jardim de Alah – sentido Itapuã;
BF 07 – Av. Octávio Mangabeira / retorno Rei do Pirão – Sentido Itapuã;
BF 08 – Av. Octávio Mangabeira / cruzamento / Rei do Pirão – sentido Boca do Rio;
BF 09 – Av. Octávio Mangabeira / retorno Posto Shell – sentido Boca do Rio;
BF 10 – Rua Visconde Itaborahy / retorno sentido Itapuã.
Barreiras Móveis (BM), a partir das 03:00 do dia 27:
BM 01 – Av. Octávio Mangabeira / Praça de Piatã;
BM 02 – Av. Octávio Mangabeira / retorno da Terceira Ponte- sentido Pituba;
BM 03 – Av. Octávio Mangabeira / retorno Circo Picolino – Orla;
BM 04 – Rua Carimbamba / retorno Próxima a saída da Av. Jorge Amado;
BM 05 – Av. Octávio Mangabeira / retorno Aeroclube (próximo a saída da Av. Simon Bolivar / sentido Pituba);
BM 06 – Av. Octávio Mangabeira / retorno jardim de Alah para o Costa Azul;
BM 07 – Av. Manoel Dias da Silva / Rua Bahia;
BM 08 – Av. Octávio Mangabeira / Rua Pernambuco;
BM 09 – Av. Amaralina / Rua Paulo Fabio Dantas;
BM 10 – Av. Amaralina / Rua do Balneário;
BM 11 – Praça Amaral (entrada) / Rua Conde da Castanheira;
BM 12 – Rua Marquês de Monte Santo / retorno Bompreço.
Fonte: Transalvador – PMS // Itatiaia Fernandes