Bahia

Comitê discute planejamento e rotina na operação das Olimpíadas

O objetivo foi para alinhar as rotinas e avaliar o trabalho integrado.

NULL
NULL

Os integrantes do Comitê Executivo de Segurança Integrado Regional (Cesir), composto pelas forças de segurança estaduais, federais e municipais, que atuarão na segurança durante os eventos olímpicos em Salvador, se reuniu na manhã desta sexta-feira (15), no Centro de Operações e Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (Centro Administrativo da Bahia), para alinhar as rotinas e avaliar o trabalho integrado.

A chegada das delegações no Aeroporto Luís Eduardo Magalhães e a escolta, além do patrulhamento nos dias de jogos, foram assuntos principais do encontro, coordenado pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa. Outro tópico importante, discutido por sugestão de Barbosa, foi a apresentação prévia dos planos operacionais de todas as instituições, em seus mínimos detalhes. 

“O objetivo é que a segurança, assim como aconteceu nas copas das Confederações 2013 e do Mundo 2014, seja um sucesso”, disse Barbosa, ressaltando que “mostramos nos anos anteriores, em eventos da mesma magnitude, que sabemos atuar em conjunto”, que “o Centro Integrado de Comando e Controle Regional terá novamente protagonismo durante os jogos” e que “trabalharemos para que tudo transcorra bem”. 

O coordenador das ações de segurança dos Jogos Olímpicos em Salvador, tenente-coronel PM Marcos Oliveira, destacou que simulados estão sendo realizados para ajustar a área de atuação de cada instituição. “Amanhã (sábado,16), estaremos na Estação Pirajá do metrô ensaiando situações, para que as equipes coloquem em prática o que foi aprendido durante os cursos promovidos pela SSP e Ministério da Justiça”, informou. 

Participaram também da reunião o comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Cláudio Portugal de Viveiros, o subsecretário da Segurança Pública, Ary Pereira de Oliveira, entre outras autoridades.
Fonte: Ascom/Alberto Maraux

(Fonte: Site da SSP-BA)