O governador Rui Costa esteve no bairro do Comércio, nesta segunda-feira (14), para visitar as obras de infraestrutura urbana que integram o projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador’. Com investimento total de mais de R$ 124 milhões, o projeto contempla a pavimentação de vias, requalificação de calçadas e melhoria da acessibilidade em mais de 300 ruas da capital baiana.
Conduzidas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), as obras são realizadas de forma simultânea em 11 bairros que integram o Centro Antigo de Salvador. Somente na região do Comércio e Calçada 53 vias passam por intervenções, sendo que 35 delas já foram concluídas, 11 estão em fase de execução e outras sete ainda terão as obras iniciadas.
Rui percorreu a pé sete ruas do bairro do Comércio, que já tiveram os serviços concluídos e destacou a importância do projeto para a cidade. “Estamos fazendo um investimento em cinco lotes, o primeiro é este que estamos visitando hoje, aqui no Comércio, onde já fizemos 35 ruas.
Nos outros lotes temos obras até os bairros da Liberdade, Politeama, Saúde, Tororó, enfim, todo o chamado Centro Antigo. É um investimento importante, que revitaliza as vias urbanas, passeios, calçadas, ruas, vielas. O objetivo desse investimento é trazer as pessoas para freqüentar de volta essa região, atrair investimentos de empresários e grandes hoteis”, afirmou o governador.
O repórter Emídio Pinto, do programa Ligação Direta (92,3) compareceu no local e conversou com um dos trabalhadores da requalificação. De acordo com Júnior, a região melhorou muito, as calçadas eram esburacadas e hoje tem um piso tátil para os portadores de deficiências, além das faixas de Pedestre. Durante a obra, foram retiradas as pedras portuguesas que tinha vários buracos e consertaram os bueiros.
“Quando chove, não alaga mais”, disse Júnior um dos trabalhadores.
As obras já estão melhorando o acesso das pessoas a diversos pontos da região, bem como tornando mais confortável a mobilidade por ruas, praças e travessas. A execução é coordenada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
As obras são realizadas, simultaneamente, em diferentes bairros da região do Centro Antigo de Salvador, que foram interligados por cinco lotes. Mais de 300 vias serão contempladas em 11 bairros do Centro Antigo de Salvador, com investimento total de R$ 124 milhões.
Fotos:
Da redação // ACJR// Secom/ba// Figueiredo