O Conselho Municipal do Carnaval e Outras Festas Populares (Comcar) suspendeu a eleição para o mandato 2020/2021 da mesa diretora. O pleito aconteceria no próximo dia 15 de maio, ocasião em que também seria escolhida a coordenação do Carnaval 2021.
De acordo com o presidente do conselho, Jairo da Mata, os 32 conselheiros foram consultados via e-mail sobre a possibilidade de adiar a eleição. Do total, 27 foram favoráveis à não-realização da escolha. A decisão, no entanto, não é definitiva.
“É assunto que será discutido quando voltar à normalidade desse caos que estamos vivendo. Pela resolução, continua a atual gestão. Vamos rediscutir, num futuro próximo, se faz um mandato tampão ou se faz comissão. Vai ser provocado e ajustado perante os conselheiros”, explicou.
A questão quanto a realização do Carnaval de 2021 também chama a atenção nesse período de pandemia. Tanto o prefeito ACM Neto, quanto o governador Rui Costa já colocaram em dúvida a realização da festa.
Jairo afirmou que o Comcar está alinhado nessa posição, e aguarda o andamento dos acontecimentos para que se chegue a uma definição. No entanto, o conteúdo da festa já está formatado e pode ser adaptado até dezembro ou janeiro, de acordo com a capacidade de operacionalização do poder público.
“Claro que poderá ocorrer o Carnaval diferenciado, caso a pandemia acabe não tendo os recursos efetivos para o Carnaval. Efetivamente na forma como conhecemos, é um Carnaval que depende de infraestrutura, de todo aparato logístico de segurança pública, saúde, todo arcabouçou que a sociedade conhece, e precisamos dos poderes públicos, sem os quais ficará quase impossível realizar. Estamos no aguardo”, acrescentou.
Bahia.ba// Figueiredo