Com o surto de gripe que assola a capital baiana desde a última semana, a prefeitura de Salvador vai reabrir o gripário de Pau Miúdo. O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Reis , na manhã desta terça-feira (14).
"É o maior gripário da cidade. A tenda já está montada. Estamos agora mobilizando profissionais", disse Reis.
Este ano foram registrados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) 77 casos de Influenza, sendo 74 entre o final de novembro e o início de dezembro. Desses 74, 56 são do vírus H3N2. Em julho, a prefeitura abriu a vacinação contra a gripe para o público geral, mas a aderência à campanha foi baixa.
A prefeitura avalia a possibilidade de reativar outros gripários, mas não detalhou quando, nem quais seriam a unidades.
O prefeito ainda fez um apelo para que a população se vacine contra a influenza. "Fazemos um apelo para que as pessoas se vacinem. Estão chegando mais 80 mil doses [de vacina contra influenza]. [Poderão se vacinar] todas as pessoas que não se vacinaram até então".
Ele ainda destacou que apenas 58% da população se vacinou contra a gripe, em Salvador, e que esse foi o menor percentual nos últimos três anos.
Surto de gripe
O surto de gripe na capital baiana foi confirmado pelo secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, nesta terça-feira.
Segundo o secretário, apesar do surto ainda não há um agravamento dos pacientes com gripe, por isso a medida mais urgente é testar as pessoas, para diferenciar quem está com Influenza A e quem está com Covid-19.